segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Envelhecimento da Pele e o Fotoenvelhecimento.

O envelhecimento cutâneo pode ser dividido entre intrínsico e fotoenvelhecimento.

O íntrínsico é o envelhecimento interno, comum e natural a todos os indivíduos, o envelhecimento que afeta todo o organismo e órgãos. O envelhecimento natural da pele, causado pela idade, é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos, considerados normais e influenciados por fatores genéticos observado pela longevidade maior de certas raças ou de certas famílias.

Já o envelhecimento solar, o fotoenvelhecimento, é causado pela radiação ultra-violeta, pelo sol. É mais danoso e agressivo à superfície da pele, sendo responsável por modificações no DNA celular, causando rugas, flacidez, espessamento, aspereza, manchas (escuras e claras) e câncer de pele.
A pele não é um tecido contrátil como o músculo, o tecido envelhecido tem menor quantidade de elastina e colágeno, que se degradam mas não se regeneram como na juventude, as fibras de colágeno e elastinas que dão a sustentação da pele tornam-se frouxas e escassas.  


 



O fotoenvelhecimento é percebido analisando as áreas expostas ao sol em comparação as áreas não expostas.


Compare a pele de seu rosto e mãos com a pele de seu corpo que não seja exposta ao sol (geralmente face interna do braço e coxas ou abdomen de quem toma sol de maiô), é assim que sua pele poderia estar se não fosse exposta a radiação solar!!!


ENVELHECIMENTO :
O sol e o cigarro acabam com a pele, a diferença está nesta foto das irmãs gêmeas !!!

Dicas:
- Evite o sol, principalmente das 10 as 15h00 (inclusive para pratica de esportes),
- Use filtro solar todos os dias,
- Alimente-se bem,
- Beba 2 litros de água por dia,
- Não seja fumante, nem ativo nem passivo.
TRATAMENTOS:
 Luz Intensa Pulsada tem ótimos resultados para igualar a cor da pele, age nas manchas, deixa a pele viçosa, bonita e com aparência saudável. Ideal de 4 a 10 sessões, uma por mês.
ACCENT e NIR ótimos resultados para flacidez. Ideal mínimo de 4 sessões, uma por mês.
Outras técnicas estéticas podem ser associadas, como peelings, hidratação facial ou até BOTOX, preenchedores a base de ácido hialurônico ou mesmo cirurgia plástica, porém possuem pouca ação em relação as manchas ou rugas já existentes.


Entenda melhor o processo de envelhecimento:

"
Gênese do envelhecimento cutâneo
O processo de envelhecimento do organismo está relacionado com a perda da capacidade funcional e de reserva, mudança da resposta celular aos estímulos; perda da capacidade de reparação e predisposição do organismo à doença. As células humanas têm capacidade finita de reprodução, entrando, então, no processo chamado senescência. A idade é paralela a senescência celular e tem o mesmo controle genético. Existem exceções como células germinativas, stem cells (totipotentes) e células cancerosas que se reproduzem sem parar, influenciadas por mecanismos desconhecidos.
O telômero é a porção terminal do cromossomo eucariótico e o protege da degradação. Segundo a Dra. Denise Steiner, com a idade, o telômero torna-se mais curto em todas as células, menos naquelas germinativas e cancerosas. Estas têm maior quantidade de telomerase, que é uma transcriptase reversa com capacidade de replicar o telômero. A telomerase expressa-se nas células germinativas e cancerosas evitando o desaparecimento do telômero e consequentemente o desgaste e senescência das células.
A oxidação ocorre constantemente no organismo humano causando dano, principalmente, ao DNA celular. Ela aumenta com a idade e nas células senescentes. Quanto mais oxidação, menor grau de reparação, maior número de mutações, maior deterioração celular e maior formação de tumores.
“No envelhecimento do organismo há queda dos hormônios de uma maneira geral. Ocorre a andropausa, com diminuição dos andrógenos, a menopausa, menor quantidade de estrógenos, e também a chamada somatopausa, que é o rebaixamento do nível do hormônio do crescimento, produzido durante o sono pela glândula pituitária em grande quantidade na puberdade”, explica a dermatologista, completando que sua diminuição provoca perda da massa magra e aumento do depósito de gordura. “Homens de mais de 60 anos, quando tratados com hormônio do crescimento aumentam a massa muscular, perdem excesso de gordura e aumentam o tônus da pele. A reposição do hormônio do crescimento vem sendo cogitada em certas situações específicas”, ressalta.
Existem diferenças marcantes entre o envelhecimento intrínseco e o fotoenvelhecimcnto que são coerentes com as alterações bioquímicas e moleculares. No envelhecimento pela idade, a textura da pele é lisa, homogênea e suave com atrofia da epiderme e derme, menor número de manchas e discreta formação de rugas. No fotoenvelhecimento a superfície da cutis é áspera, nodular, espessada, com inúmeras manchas e rugas profundas e demarcadas. Histologicamente, a atrofia e retificação da epiderme no envelhecimento cronológico contrasta com a acantoso da pele actínica. Os queratinócitos são normais na primeira e displásicos na pele fotoexposta. Os melanócitos estão diminuídos conforme a idade, mas aumentam em número e distribuem irregularmente o pigmento na pele lesada pela luz ultravioleta. A pele envelhecida tem menor quantidade de elastina e colágeno e vascularização normal. Na pele actínica aparece a zona de GRENZ (faixa eosinofílica cicatricial). As fibras de cólágeno têm maior desorganização e as elásticas transforman-se em massas amorfas (elastose), enquanto os vasos têm parede duplicada e enfiltrado linfohistiocitário ao seu redor, caracterizando a heliodermatite. "
Fonte: Site - www.esteticas.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...